fbpx
Organização Financeira

5 Estratégias Rápidas Para Organizar as Contas da Casa

By 29 de maio de 2019 No Comments

A falta de planejamento na hora de organizar contas da casa pode gerar uma série de problemas na vida financeira de sua família. Não ter controle sobre o próprio dinheiro faz com que você acabe gastando mais do que ganha e, consequentemente, se complique com dívidas e juros, o que piora ainda mais a situação.

Hoje em dia há uma infinidade de aplicativos e planilhas que prometem ajudar a colocar as contas em ordem. No entanto, muitas dessas aplicações demandam investimentos e conhecimento aprofundado em tecnologia, o que pode acabar gerando ainda mais complicações, ao invés de soluções.

Levando em consideração que a finalidade é planejar o futuro por meio de rápidas estratégias para organizar contas da casa, separamos 5 ótimas dicas que podem facilitar a sua vida. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O Início do Processo Começa Com um Levantamento dos Gastos

O Início do Processo Começa Com um Levantamento dos Gastos

1. Faça um Levantamento dos Gastos

Antes de mais nada, é importante saber qual é o valor de sua renda familiar mensal e em que ela está sendo gasta. Para isso, é importante fazer um levantamento das despesas mensais. Registre tudo que você e sua família gastam.

Existem diversas formas de gerenciar as contas da casa, como:

  • Planilhas;
  • Aplicativos de gerenciamento financeiro;
  • Folha de papel.

O importante é utilizar uma ferramenta que você tenha familiaridade e possa registrar todas as receitas e despesas.

Lembre-se de anotar tudo, desde as mais básicas, como contas de consumo (água, luz, telefone, etc), e incluir os pequenos gastos também. O importante é ter uma lista completa com todas as despesas, por menores que sejam.

E o cartão de crédito não deve ser uma caixa preta no seu orçamento, ele é um meio de pagamento. Por isso, devem ser incluídos os gastos dentro dele e não como uma “linha” quando for organizar as contas da casa.

2. Organize as Contas da Casa por Conjuntos

Desenvolva uma metodologia simples, mas efetiva, que consista em organização por conjuntos. Isso evita que o planejamento financeiro se torne uma atividade que toma tempo do casal toda vez que uma nova conta precisa ser adicionada ao quadro de organização.

Você pode, por exemplo, separar o tipo de conta por grandes categorias, como:

  • Básicos — aluguel, contas de consumo, alimentação, etc;
  • Investimentos — aplicações, conquista de sonhos, etc;
  • Gastos Sem Culpa — despesas com compras e experiências que te fazem bem.

Dessa forma, torna-se muito mais simples adicionar novas despesas à medida que surgirem, otimizando o uso do tempo destinado à organização das contas da casa.

3. Não Encare Como Uma Obrigação

Organizar contas da casa não deve ser encarado como uma fato gerador de culpa, mas sim como um compromisso com o bem estar do casal. Afinal, se você pretende desfrutar de uma vida prazerosa a dois, é muito importante ter um ótimo planejamento financeiro.

Para isso, nada melhor do que ressignificar esse conceito. Ao invés de lidar com as contas como se fossem um problema, lidar com as questões financeiras como uma forma de projetar planos para o futuro.

4. Elimine Despesas Desnecessárias

Elimine Despesas Desnecessárias

Eliminar as despesas desnecessárias

Agora que vocês já têm um controle mais objetivo sobre os gastos mensais, é muito mais fácil fazer um levantamento de despesas supérfluas, aquelas que podem ser eliminadas para poupar dinheiro e aumentar o patrimônio do casal.

Lembrando que não estamos falando sobre fazer sacrifícios desnecessários, mas sim de guardar dinheiro para que vocês possam ter planos para o futuro, como uma viagem ou a compra de um imóvel.

5. Reveja Seus Hábitos e Aumente Sua Renda

Uma Atitude Empreendedora Pode Salvar um Orçamento

Uma Atitude Empreendedora Pode Salvar um Orçamento

Se você é como a maioria das pessoas, pensa primeiro em cortar gastos e dificilmente aumentar a renda.

Vamos pelo caminho mais fácil, mas lembre-se sempre de uma coisa: “Existe um limite que podemos cortar de gastos, mas não existe limite de quanto podemos ganhar”.

Uma atitude empreendedora em paralelo com seu emprego pode ser a salvação de um orçamento e até o início para a conquista de mais sonhos.

6. Deixe Uma Reserva Para Comemorações (Bônus)

Por fim, mas não menos importante, separe um valor para comemorações. Cada vitória do casal, por menor que seja, desde conseguir manter a conta no azul até a aquisição de um veículo, deve ser comemorada.

Para que isso não afete o valor destinado às despesas, é importante ter sempre uma quantia reservada. Lembre-se de que vocês devem viver em harmonia e que pequenos momentos de felicidade são os que realmente fazem diferença.

Como você pôde conferir, organizar contas da casa não é uma atividade que deve ser encarada como punição ou obrigação. Quando realizada em parceria entre o casal, o planejamento pode exigir menos tempo e ser cada vez mais aperfeiçoado, abrindo margem para que vocês usufruam de uma vida mais confortável e prazerosa.

Gostou deste artigo sobre como planejar e organizar contas da casa? Quer receber mais conteúdos como esse todas as semanas? Então assine nossa newsletter para se manter atualizado!