Quem já viajou de avião sabe: “Em caso de despressurização máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma delas, coloque-a sobre o nariz e a boca, ajustando o elástico em volta da cabeça e depois auxilie aos demais, caso necessário”.
Agora me diga, caso houvesse uma despressurização, o que você faria? E se estivesse com sua cara metade ou filho ao seu lado? Seguiria a orientação dada? Difícil ou fácil dar essa resposta?
Então, leia o texto e veja se você muda de opinião. E lembre-se de compartilhar com seu parceiro!
Reflexão sobre o casal, filhos e o dilema do avião
Vamos lá!
Em um sentido literal, se pensarmos bem essa frase que é falada no início de qualquer voo faz muito sentido.
Afinal, já parou para pensar o que aconteceria caso ninguém seguisse a orientação dada? Quase todos os passageiros morreriam, um tentaria colocar a máscara de oxigênio na pessoa do lado e poucos teriam sucesso.
Agora, se prestarmos bastante atenção a frase diz “(…) depois auxilie aos demais, caso necessário” (grifos meus). Isso significa que se todos nós pensarmos primeiro na pessoa do lado, seja quem for, antes de pensarmos em nós mesmos, dificilmente teremos sucesso. A pessoa provavelmente está colocando a máscara nela mesma ou até mesmo ajudando, ou pelo menos tentando ajudar, outra pessoa, e dessa forma não reconhecerá seu esforço. No final, um atrapalhará o outro e ninguém vai se sair bem.
E o que isso tem a ver com o casal e os filhos?
A frase é uma reflexão para os pais que pensam somente nos desejos dos filhos e acabam esquecendo de cuidar de si próprios.
Principalmente porque outra interpretação que podemos tirar da frase é que para conseguir ajudar outras pessoas em plenitude, como um filho, é preciso que nós estejamos bem em nossas vidas e com boa saúde mental.
Pode parecer ilógico, mas pensar em você também é uma forma de conseguir ajudar os outros de uma melhor forma.
E com o casal acontece a mesma situação, vemos muitos casais se separando ou que começam algumas brigas logo após os filhos aparecerem na vida deles, ou até depois que os filhos saem de casa.
Isso acontece pelo fato de que após o nascimento daquela criança, o casal esquece de cuidar deles mesmos e cuidam somente do filho. O foco dos planos está 100% no filho.
Quando o filho começa a adolescência ou sai de casa, o casal volta a passar mais tempo juntos e eles não estão mais acostumados com isso.
Parece que não se conhecem mais, faz tanto tempo que não priorizam um tempo para os dois que o trabalho para continuarem juntos em muitos casos não faz mais sentido e muitos acabam se separando.
Cuide de você e da sua relação como casal
Por isso, é importante o casal sempre reservar um tempo para vocês, para conversarem sobre um tema que não seja as crianças ou a rotina da casa. E antes disso, cada indivíduo da relação também tem que estar em sua plenitude mental.
Esse tempo mais reservado pode parecer pouco no curto prazo, mas no longo prazo é o que fará a diferença entre você colocar a máscara de oxigênio primeiro em você e depois auxiliar os outros, caso haja necessidade.
Se você estiver bem e o casal estiver bem, nesse momento poderão ajudar os filhos em sua plenitude.
O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.