O mês acaba.
Marcelo e Joana fecham com a conta corrente no vermelho.
Mais um salário que caiu na conta, mas o banco levou boa parte cobrando juros. Eles querem muito viajar nas férias para um bom hotel no Nordeste, querem trocar o seu carro 2014 por um modelo maior e também querem comprar uma casa, mas nunca sobra dinheiro suficiente para eles conquistarem esses objetivos.
- Vocês já passaram pela situação acima?
- Sentem-se incomodados por não ter dinheiro suficiente para realizar seus objetivos?
Continue lendo o texto para saber como mudar essa história.
Neste texto, vamos falar mais sobre as 3 coisas essenciais que você precisa saber para sair dessa situação:
- O que é um Planejamento Financeiro
- Os benefícios de um Planejamento Financeiro
- Como iniciar o Planejamento Financeiro de vocês
O que é um Planejamento Financeiro Pessoal
De acordo com a definição do site Guia Bolso, o Planejamento Financeiro Pessoal é uma pessoa, a qual é “a ferramenta ideal para organizar todas as suas despesas e receitas, tanto o que você já recebeu ou gastou quanto o que ainda está por vir”. Complementando essa visão, a Finanças para Dois também acredita que Planejamento Financeiro Pessoal é um meio para mostrar a vocês a distância dos seus sonhos e objetivos de sua realidade atual, assim como orientar como pagar as possíveis dívidas que tenham sido contraídas.
O que é um Planejamento Financeiro
Um planejamento financeiro bem assertivo é uma ferramenta poderosa e capaz de:
- Mostrar para você e para sua cara metade como está sua saúde financeira
- Construir um orçamento para entender se os ganhos são maiores ou menores que os ganhos e, se você estiver gastando mais do que ganha, o planejamento financeiro trará maior clareza para que você possa enxergar se precisa aumentar a renda, diminuir os gastos ou fazer as duas coisas
- Entender se os seus gastos são compatíveis com seus valores pessoais, ou seja, se vocês gastam com coisas que são realmente importantes
- Trilhar um caminho sustentável e duradouro para sair das dívidas
- Entender se você está coberto pelos riscos aos quais suas finanças estão expostas
- Mostrar se os seus investimentos estão indo em direção à conquista dos seus objetivos: se estão adequados ou estão afastando vocês deles
Como iniciar seu Planejamento Financeiro
Agora listamos 3 itens MUITO IMPORTANTES e que vocês devem focar nesse início:
#1 Vocês precisam construir um orçamento
Identifique quanto vocês ganham, quanto gastam e onde gastam.
O orçamento é essencial nesse começo para entender qual é a sua fotografia financeira e deveria ser o primeiro passo para mostrar se atualmente há uma sobra de dinheiro mensal, se há uma falta e, o mais importante, o que você precisa fazer para equilibrar suas contas.
#2 Você precisa saber onde quer chegar
Quais são seus objetivos?
Na Finanças para Dois, costumamos falar que um sonho ainda é algo muito vago e que pode parecer difícil de ser atingido.
Anotem todos os seus sonhos e coloquem um valor em cada um deles, ou seja, “vou atingir determinado sonho quando eu tiver X dinheiro”. Depois de listar o custo, estipulem um prazo para atingi-los. Com todos os seus sonhos listados com valores e prazos, agora você tem uma meta!
Uma meta é muito mais possível de buscar, já que vocês conseguem traçar caminhos para alcançá-las.
#3 É preciso identificar onde vocês estão e qual a real distância para onde querem chegar
O que você já tem hoje? Onde você está?
Liste seu patrimônio e tudo o que o compõe, como por exemplo:
- Poupanças
- Imóveis
- Automóveis
- Investimentos
- Etc
Quanto você tem em cada um desses itens? Liste também suas dívidas, como financiamentos e empréstimos. Quanto você deve em cada lugar?
Some o valor do seu patrimônio e tire o valor atual de suas dívidas, o que sobrar é o seu patrimônio líquido. É o valor que você tem para iniciar ou continuar o seu caminho até seus objetivos e metas hoje.
Vamos fazer juntos seu Planejamento Financeiro?