Quais as maiores preocupações na organização do seu casamento?

Pergunta entre 4 paredes – Quais as maiores preocupações na organização do seu casamento?

Na semana passada lançamos uma postagem no Facebook e Instagram com a seguinte pergunta: “Quais as maiores preocupações na organização do seu casamento?” E usaremos a Live de hoje para interagir com as pessoas que nos escreveram e responder as principais dúvidas enviadas.

Vamos responder aqui sobre as Preocupações Financeiras dos casais:

Quanto vai custar o casamento?

Essa é uma dúvida que apareceu bastante, não só em nossas redes sociais como essa é uma dúvida dos nossos clientes. Quanto custa uma festa de casamento?

A nossa resposta costuma ser “depende”, mas hoje queremos falar um pouco mais dos elementos que você e seu noivo ou sua noiva podem pensar para definir melhor esse “depende”.

Não vamos falar aqui sobre número de convidados ou sobre igreja ou salão de festas, mas qual é a essência de vocês? Vocês gostam de natureza ou preferem praia? Vocês gostam de festas grandes ou preferem eventos mais intimistas?

Definam isso para depois irem atrás dos detalhes da festa. As possibilidades de tipos de festas são enormes, você pode ter desde um casamento para 20 pessoas em um restaurante que vocês gostem até uma mega festa com 400 convidados e uma famosa cantora de Axé, mas qual delas tem mais a cara de vocês?

Quando vocês começarem a ver as possibilidades, não esqueçam de sempre voltarem para as origens de vocês. O que nos faz realmente felizes?

Quais os Custos Fixos do Casamento?

Achamos que faz sentido comentar. Quais os custos de um casamento que não vão mudar, independente de quantas pessoas vocês convidarem.

Em nossa visão temos: O vestido da noiva e a roupa do noivo, independente se vocês irão alugar ou comprar, este é um custo que vai acabar existindo em qualquer casamento.

O aluguel do espaço em que vocês casarão ou em que farão a festa também é um custo fixo, mas que pode ser diminuído em festas menores e, consequentemente, aumenta em festas com mais convidados.

Os responsáveis pela música: DJ, banda e/ou orquestra para a cerimônia e festa.

Caso vocês optem por contratar uma assessora de casamento. Ela será um custo fixo independente do número de convidados que vocês terão.

Foto e filmagem também são custos fixos e não dependem do número de convidados.

Caso vocês optem por fazer uma lua de mel, esse custo também não depende do número de convidados. Nós da FP2 recomendamos que vocês, ao menos, tirem um final de semana para celebrarem essa nova fase de vocês, independente do lugar e independente do valor gasto (desde que caiba no orçamento de vocês, claro).

E, caso sejam funcionários de uma empresa, por lei, vocês tem direito a pelo menos 3 úteis para comemorar essa união (em algumas empresas esse número é até maior). Vocês podem emendar essa data com férias e fazer uma bela lua de mel.

Quais os Custos Variáveis do Casamento?

Quais os custos de um casamento vão mudar dependendo do número de pessoas convidadas.

Basicamente os outros custos serão todos variáveis:

  • Convites;
  • Buffet para alimentação e bebidas (tanto as inclusas no buffet/restaurante como aquelas compradas extra);
  • Lembranças;
  • Decoração;
  • Entre outros…

Uma boa estimativa é um valor de R$500 a R$1.500 por convidado para o total da festa.

Será que cabe no nosso bolso?

Essa é a pergunta que mais recebemos. Será que a festa que a gente quer cabe no nosso bolso?

E para responder essa pergunta temos que fazer algumas perguntas: Vocês já tem algum dinheiro guardado para o objetivo do casamento? Quanto vocês tem de sobra mensalmente e anualmente no orçamento de vocês?

Como assim anualmente? Vocês recebem 13º salário? Férias? Bônus? Participação de lucros? Esses dinheiros são recebidos uma vez por ano ou poucas vezes por ano e por isso não podemos considerar esse dinheiro como mensal. Se vocês conseguirem separar parte desses valores recebidos anualmente com o objetivo do casamento, fica mais fácil separar mensalmente apenas a diferença.

Para complementar a resposta dessa pergunta, nós precisamos incentivar vocês dois a darem um passo adiante: Comecem as cotações para saber quanto realmente custará a festa ideal de vocês.

Uma coisa é fazermos contas sem essa pesquisa, tudo são suposições e “achismos”, mas com as pesquisas nas mãos fica mais fácil saber quanto o casamento de vocês irá custar.

Existem várias planilhas e ferramentas na internet para facilitar esse processo.

Como fazer caber no nosso bolso?

Agora um complemento à pergunta anterior. Vamos supor que vocês fizeram as contas e viram que o casamento não cabe no bolso de vocês, o que fazer?

Temos um passo a passo para ajudá-los:

  1. Montem um orçamento do casal: Listem em uma planilha ou em um caderno Quanto vocês ganham? Quanto vocês gastam?
  2. Dá para aumentar a renda?
  3. Dá para cortar algum gasto?
  4. Dá para diminuir algo na festa que não seja essencial e que vocês sintam pouca falta?

Compartilhe com seus amigos e comente abaixo suas dúvidas e percepções.